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Mensagem por psycon Seg 23 Ago 2010, 21:56

bom, criamos nossos jogos depois de muito tempo de trabalho e esforço e aí vem a questão..

e agora?

sabemos que o mercado brasileiro na área de jogos eletrônicos é fraco e a pirataria toma conta de quase tudo..

teriamos então que fazer jogadas criativas para entrar nesse ramo tão fechado...

há vários caminhos, publicação grande (muito caro e dificil de arranjar patrocínio), LIG(coisas como a wiiware, psn

e wboxlive só que pra pc, não há nenhum desenvolvido no brasil) e por último, o que eu vou estar falando, a

publicação caseira ou pessoal(self publishing) que me parece a melhor saída..

O que é publicação caseira?

não, embora eu tenha optado por chamar de publicação caseira, não é algo como imprimr, xerocar e colar num cd

riscado com caneta esferográfica..

na verdade é uma publicação com um nivel razoavel e "barata".

seria algo no nível daquelas revistas que compramos com milhares de jogos no estilo digerati, o qual iriamos em

alguma gráfica e imprimiriamos no CD a imagem do disco e criariamos um encarte bonito.

Quanto custaria?

o preço pode variar muito dependendo do encarte(a capa) e extras. Eu liguei para uma gráfica aqui na minha cidade e

fiz um orçamento, cada unidade simples(cd pintado + capa simples impressa) sairia por quase R$5,00, podendo diminuir

esse valor aumentando o número de cópias.

Como eu venderia?

daria pra vender de várias formas, uma delas seria pela internet. ou poderia se negociar com algum dono de bancas de revistas, ou até mesmo venda pessoalmente.

Então posso pegar meu jogo e começar a vender?

não, calma... lembre-se um jogo para ser vendido deve estar num nivel bom, profissional(profissional não quer dizer ser concorrente para jogos de PS3) e lembre-se: o jogo que venderemos dessa forma não deve ser um produto comercial, e sim uma obra de arte, pois será o seu maior valor agregado será o de colecionador

bom, é isso quem tiver mais idéias sobre o asunto, postem aqui, vamos discutir e ganhar muito dinheiro..
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Mensagem por SIGILOSO Seg 23 Ago 2010, 22:02

Esse é um assunto que me desperta bastante interesse, apesar de ser mto difícil conseguirmos lucrar de verdade.
Em primeiro lugar, pois como vc msm citou, a divulgação é complicada e pode sair cara. Nesse caso, os gastos poderiam sair maiores que o lucro.
Em segundo, que para o jogo fazer sucesso, ele deve atender a TODAS as exigências de TODOS os tipos de jogadores que possam se interessar por ele, nesse caso, o trabalho deveria ser realmente levado a sério.
NÃO estou dizendo que aqui ninguem leva a sério, mas o jogo deve ser realmente BOM. Happy
É um assunto mto legal pro forum, pois acredito no potencial de mtos aqui, que poderão sem dúvida um dia começar a lucrar com seus trabalhos!
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Mensagem por Gsa2134 Seg 23 Ago 2010, 22:03

eh parece legal a ideia e tem vz q nem precisa d um jogo decente... a digerati msm chega bota 990 merdas em flash no cd e soh tem q valem a pena...(e ainda asim são jogos em flash q eu ja joguei na internet)mas ja falando no ramo game maker depende mto da preferencia pq se nós fizermos uma mistura com todos os nossos jogos n ia render mto pq hj em dia as pessoas estão mais centradas em uuma coisa Ex:pessoas q gostam d RPG soh querem RPG e mais nada. pensando assim agnt poderia colocar nossos jogos separadamente por estilo.essa foi a minha opinião algumas horas fugi do assunto mas td bem ;D flws
[EDIT*offtopic*]
lol eu o sigiloso e o souzalucasjose postamos no msm minuto xD


Última edição por Gsa2134 em Seg 23 Ago 2010, 22:05, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fonetico Seg 23 Ago 2010, 22:03

Ótima dica! É sempre bom pensar nisso que você falou. Não podemos só ficar fazendo jogos bons (ou não) e ficar sem ganhar nad. Sempre é bom ter um dinheirinho né hehe.

Por mim, jogos deste fórum como Arena, Blue Ball Adventure, Cubo 2 entre outros que agora não me lembro poderiam sim ser vendidos. Mesmo SE não estiverem em nível profissional, eu compraria.
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Mensagem por SIGILOSO Seg 23 Ago 2010, 22:07

Sobre o jogo que eu pretendo lançar, o MEGA PONG, eu tava pensando em tentar tirar um lucro dele... Irei seguir essas dicas, me esforçando pra criar um jogo bom de verdade! =D
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Mensagem por Gsa2134 Seg 23 Ago 2010, 22:08

pois é fangames quase sempre levam a bolada no fim pq ngm quer saber de jogos desconhecidos...(pensando em lucrar com o Zelda...)
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Mensagem por .:Allison:. Seg 23 Ago 2010, 22:13

Isso é realmente muito bom mais para fazer um jogo de ótima qualidade precisa-se de muitos critérios como:

-Saber desenhar em pixel art ou 3D
-aber exigências e preferências do povo
-Saber muito em programação de jogos

Alem de várias outras coisas, para quem não trabalha e quer ganhar seu próprio dinheiro isso é uma ótima dica mais fica ruim para quem trabalha e é muito ocupado por que eu achoq eu qdo uma pessoa quer fazer uma coisa ela precisa se dedicar 100% a isso e o emprego irá atrapalhar na sua dedicação aos games!
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Mensagem por kraptus Seg 23 Ago 2010, 22:23

a idéia e boa pois ja vi jogos do game maker que eram muito melhores
que os de um cd que eu tenho.
mais não e qualquer um que consegue fazer jogos a ponto de serem vendidos
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Mensagem por SIGILOSO Seg 23 Ago 2010, 22:30

Eu diria que os jogos dos foruns americanos estão em nivel de venda. Isso significa que o GM é capaz de criar jogos capazes de nos trazer lucros.
Mas não vamos sonhar... Não ficaremos ricos com o GameMaker.
Isso poderá nos trazer um dinheirinho extra, mas para uma... empresa grande, acho que o GameMaker não é a ferramenta ideal.
Estou dando essa minha opinião para os que, talvéz depois de lerem esse tópico, estejam achando que ficarão ricos... rsrs
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Mensagem por psycon Seg 23 Ago 2010, 23:00

bom, acho que o game maker pode ser sim uma ferramenta pra se ganhar dinheiro em uma boa quantidade..

mas não como os grandes jogos..

a simplicidade do game maker nos facilita criar séries e outras publicações em episódios criando assim uma nova cara para jogos... jogos artísticos para coleção

R$5,00 da pra vender tranquilo... e pra um jogo original, isso é incrivel
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Mensagem por SIGILOSO Seg 23 Ago 2010, 23:06

psycon says:
bom, acho que o game maker pode ser sim uma ferramenta pra se ganhar dinheiro em uma boa quantidade..

mas não como os grandes jogos..

a simplicidade do game maker nos facilita criar séries e outras publicações em episódios criando assim uma nova cara para jogos... jogos artísticos para coleção

R$5,00 da pra vender tranquilo... e pra um jogo original, isso é incrivel

Foi isso o que eu quis dizer =D
Podemos sim lucrar com o GM, mas nao ficaremos ricos... rsrs
Isso é uma boa introdução para o real mercado de jogos, como é tão difícil
de se entrar nele, é bom que pelo menos a gente comece direito, com coisas menores Happy
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Mensagem por psycon Seg 23 Ago 2010, 23:09

recomendo equipes de 3 pessoas... é como eu gosto de trabalhar..

1 programador
1 spriter ou modelador / design
1 sonoplasta

por ser uma formação simples e pequena, dinamiza as coisas além de dar autonomia para cada um de sua área
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Mensagem por Vikintor Ter 24 Ago 2010, 00:38

Aqui vai algumas dicas que posso dar (e me perdoem pelo pouco conteúdo,não sou ninguém importante mas espero poder ajudar):
DICAS:

- Faça um blog/site para divulgar o jogo/jogos,mas tenha prazer em interagir com seus usuários e leitores.
- Uma versão Demo ajuda muito a fazer o jogador gostar do jogo (se ele for bom) .DICA:Faça a demo terminar com gostinho de quero mais ou "essa Demo é do Demo".
- Cuidado com o português.Não com aquele da padaria da esquina, mas sim com o modo que você escreve e se expressa.Eu já pequei muito nessa parte (e ainda peco,confesso).
- Nunca alguém que se coloca como porta voz de uma empresa vai escrever a descrição do jogo como essa:" Manolo,jogo louco d+.Você atira corre,pula e descobre os bagulho no mundo caótico...mó...é nois". Se você pretende seguir carreira como programador (ou qualquer área) tenha sempre bom senso.Quem for ler uma coisa assim irá se sentir ofendido.
- Seja humilde.Você pode até dizer que seu jogo/projeto é muito bom.Porem cuidado para não fazer os usuários ficarem decepcionados,eles perderão a confiança em você.
- NÃO FAÇA SPAM!!! Você quer ser adorado e ter um projeto respeitado e não evitado.Você por acaso gosta de receber vários emails com "Compre meu produto!!!".Não.Nem eu.
- Screemshots da tela de titulo são até bonitas .Porem sempre passe fotos do gameplay,que é o mais importante.
- Se o ponto forte do seu jogo é a história então faça uma breve descrição sobre ela.Se escrever muita coisa ,muitos terão preguiça de ler .
- Seja curioso,tente aprender técnicas novas.Não se limite as funções que conhece.Pesquise ,estude.
- Se o seu jogo é sobre a segunda guerra mundial então pesquise qual armas e veículos eram daquela época.
- Especifique a faixa etária do seu jogo.Sempre que não for para todas idades.
- Tenha em mente que um jogo infantil é mais fácil que um survivor horror.
- Você pode ter um bom senso de humor.Mas mantenha o profissionalismo.
- Ninguém é obrigado a gostar ou concordar com tudo que você fizer.Por isso um bom profissional deve ser educado e aprender a receber criticas.
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Mensagem por Anderson3d Ter 24 Ago 2010, 02:23

Outro detalhe importantíssimo é a originalidade de todo o material usado no game, desde sprites até os sons.
Lembrem, eu não posso vender um jogo do mario feito no GM, pq o Mario é da Nintendo, assim como todos seus sprites e sons.
Um jogo feito pra quem quer dinheiro deve ser todo original, sprites desenhados e sons criados do zero.
Resumindo, pra nós mortais fica difícil... Sad
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Mensagem por Kyuubi Ter 24 Ago 2010, 06:40

Essa ideia é muito boa mesmo assim como tempos atras fizera um topico falando que iam fazer uma revista de game maker,mas a revista eu fiz download mas não foi ninguem daqui que fez pois a revista tava em ingles.
mas to torcendo que sua ideia de certo por que tem muitos jogos aqui que já poderiam ser publicados!!!!
flws!!!
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Mensagem por Salathiel Ter 24 Ago 2010, 11:27

Bem uma coisa e nos gostamos de jogos feitos em gm,porque sabemos quanto e dificil criar um bom jogo,outra coisa e: pessoas que não entendem nada de programação gostarem de nossos jogos.Porque elas não gostão?
R-Elas geramente as pessoas gostão de jogos 3d e com muitas coisas para se fazer,no gm e mutio dificil fazer um jogo desse mais não e impossivel.
Ou seja vai ser muito difícil criar um jogo de gm e conseguir vende-lo,pois as pessoas não gostam de jogar jogos simples de mais.
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Mensagem por itallo Ter 24 Ago 2010, 11:57

acho que para vender jogos feitos no game maker, o jogo deve estar muito caprichado e o jogo deveria ser para crianças e não para adolescentes e nem para adultos, deveria ser jogos de luta, e desenhos estilos os de anime, tudo muito "colorido" e sem muitos detalhes nos desenhos, mas o suficiente para prender o jogador por horas.

E realmente, a melhor maneira de entrar no mercado é começando a divulgar os jogos gratuitamente na internet, depois que tiver um grande número de pessoas acessando o LINK, que você deve começar a fazer jogos de nível comercial, assim quem já conhece os jogos feitos por você, saberá que vale a pena comprar.
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Mensagem por Vikintor Ter 24 Ago 2010, 13:03

oBKo escreveu:acho que para vender jogos feitos no game maker, o jogo deve estar muito caprichado e o jogo deveria ser para crianças e não para adolescentes e nem para adultos, deveria ser jogos de luta, e desenhos estilos os de anime, tudo muito "colorido" e sem muitos detalhes nos desenhos, mas o suficiente para prender o jogador por horas.
Investir no publico infantil e pré adolescente é ótimo.Na verdade até jogos mais adultos.Eu compraria um bom jogo 2d feito no gmk.Se ele fosse muito original.
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Mensagem por Sonic Ter 24 Ago 2010, 13:24

Acho que dependendo do jogo é possivel que alguem goste
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