[ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!

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Qualidade [ SIGI-TUTO ] QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!

Mensagem por SIGILOSO em Dom 22 Ago 2010, 15:23



SIGI: É... Pipolho... já to jogando seu jogo a horas... quantas moedas eu já peguei?
Pipolho: Aahn.... acho que já passo de mil....
SIGI: ¬¬.... leia esse tuto....


Woooow!! Hoje vou falar de algo bem fácil e que mtos iniciantes querem fazer! As HUDs!!

Nome: QUE VENHAM AS HUDs (e mais outras coisas)!!
Descrição: Hoje vou ensinar a colocar as variáveis na tela do seu jogo....
Nível de dificuldade: Basicão
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro


O método que eu vou usar provavelmente não irá funfar no GM LITE!!

O QUE SÃO HUDs??

HUDs, meu caro... é tudo aquilo q aparece na tela do seu jogo, indicando alguma coisa.
Vidas, moedas.... o quanto falta pra ele morrer.... Tudo isso são HUDs.



Viu? As partes em vermelho são HUDs!


Pipolho: O badnick tbm é uma HUD? O_o
SIGI: Cale a boca, erro de bytes....


Mas como criamos uma HUD?
Antes de mais nada, precisamos das varíaveis que irão aparecer na tela. Não, nao adianta chorar de raiva.... precisamos delas, uai!

ATENCÃO!!
Vou ensinar o meu método para criar esse tipo de variável, que não resete quando vc muda de room, tipo vidas, pontuação... sem usar as variáveis internas do GM, como score,lifes...
Crie um objeto. Em seu CREATE, vc vai declarar as variáveis que vc quer, como essas...
Código:
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0
Se vc nao sabe declarar variáveis, http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-para-iniciantes-por-reddragon-t3425.htm?highlight=reddragon

Crie as variáveis que vc usará em sua HUD. Logo depois disso, vc vai adicionar essa linha.
Código:
room_goto_next()
Sim, iremos trocar de room. Agora, vá na pasta das rooms e crie uma room. Nela, adicione esse objeto. Essa nova room,deverá estar no topo da lista das rooms.

Ou seja, criamos um objeto que declare as variáveis uma única vez no jogo!


Pipolho: E aonde estão as HUDs nessa história, seu palhaço??
SIGI: Calado, ou irei amarra-lo numa das pranchas do MEGA PONG!!


Ótimo, já temos as nossas variáveis... já podemos começar a criar nossas HUDs...
Crie uma fonte. Pra isso, procure no meio dakelas pastinhas do lado esquerdo da tela do GM, a pasta chamada fonts.
Feito isso, crie um objeto chamado obj_hud (ou qualquer outro nome q vc pensar).
Agora vc vai fazer o seguinte....

Vamos usar o evento draw. Ele serve pra desenhar imagens na tela do jogo. Happy
No evento draw ( no mesmo lugar onde tá o CREATE, STEP... ), escolha a função execute code, na aba control, e digite o seguinte...

Código:
draw_set_font(o nome da fonte que vc criou)
draw_text_color(view_xview+20,view_yview+20,global.moedas,c_white,c_white,c_white,c_white,1)

Provavelmente vc nao entendeu bulhufas. Vou explicar...
Código:
draw_set_font(o nome da fonte que vc criou)
Essa linha vai definir qual fonte o GM vai usar pra mostrar a mensagem na tela. É só digita o nome da fonte q vc criou entre os parênteses =D

Código:
draw_text_color(view_xview+20,view_yview+20,global.moedas,c_white,c_white,c_white,c_white,1)
Essa parte vai fazer o texto aparecer na tela Happy
Vou explicar ele parte por parte.

view_xview+20,view_yview+20
Isso aí sao as cordenadas X e Y. Traduzindo.... é o lugar onde a variável vai aparecer na tela, tipo... no canto da esquerda, no meio da tela...
E esse view_xview+, é importantíssimo, pois ele faz a HUD acompanhar a tela, caso ela se mova Happy.
Use view_xview+ na cordenada X, e view_yview+ na Y. =D

Esse global.moedas, foi só como exemplo. É o nome da variável que vai aparecer na tela.

c_white,c_white,c_white,c_white, são as cores do texto. Nesse caso, a variável global.moedas iria aparecer na tea na cor branca!

E aquele 1 solitário, é a opacidade do texto. Quanto menor for esse número, mais tranparente ele vai ficar.


Pipolho: Mas eu quero que apareça o desenho da moeda na tela tbm!
SIGI: Sim... irei ensinar isso agora....


Pra fazer com que apareçam imagens na HUD tbm, basta usar esse código...
Código:
draw_sprite(sprite,0,view_xview+20,view_yview+20)
Ele é quase a msma coisa, mas no lugar do sprite, vc vai digitar o nome da sprite que quer q apareça na tela, trocando os valores 20 pra que ela apareça no lugar que vc quer... Happy

Agora, vamos supor que vc tenha um objeto moeda. Quando o player colidir com a moeda, vc deveria colocar...
Código:
global.moedas+=1
Então já vai aparecer na tela a quantidade de moedas que vc tem na tela!

Se vc seguiu esse tutorial até aqui e conseguiu criar uma HUD, parabéns!! Você sabe pensar!! xD


SIGI: Então Pipolho... o que achou?
Pipolho: Um lixo!! Não entendi nada!!
SIGI: ¬¬... http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-para-iniciantes-por-reddragon-t3425.htm?highlight=reddragon
Pipolho: Ei SIGI... reparou que ultimamente tem aparecido um monte de diálogos que nem esse em outros tutoriais? O_o
SIGI: Quieto cara... deixe eles em paz!


Vlw gente, espero ter ajudado alguem por aee!! Wooooow!! XD
afro


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Mensagem por VerdiMare em Dom 22 Ago 2010, 15:43

Muito bom! nun li tudo pq to com uma preguiça...
mas até onde eu li (até o meio) ta mt baum

bem explicadinho, Pipolho noob e impassiente como sempre...
xD

vlwss

Até mais

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Mensagem por julianaah em Dom 22 Ago 2010, 15:56

Ameiii o tuto *--*
me ajudo bastante *O*

emoçãoo *--------*

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Mensagem por Convidad em Dom 22 Ago 2010, 17:48

Bem explicado! Cara, só tópicos assim deveriam fazer parte do acervo da GMBR. Bem formatado, bem explicado, screen...

"SIGI-TUTO" [X¬D] ahuahauah muito bom cara!

Pipolho: Ei SIGI... reparou que ultimamente tem aparecido um monte de diálogos que nem esse em outros tutoriais? O_o
SIGI: Quieto cara... deixe eles em paz!

ahuahuahuhaua [X¬D]

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Mensagem por Daniel uzumaki em Dom 22 Ago 2010, 18:02

Cara muito da hora Feliz ajudo pra caranba XD

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Mensagem por GuiEdu em Dom 22 Ago 2010, 18:31

\o/\o/\o/
De novo vc e seus tutos Very Happy
Desse esquema eu num sabia ¬¬
Ficoiu show de bola Happy

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Mensagem por Super Games em Sab 28 Ago 2010, 17:30

Otimo tutorial amigo!
Continue assim SIGLISO
NOTA 10!

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Mensagem por †Ceifador em Sab 28 Ago 2010, 18:08

SIGILOSO escreveu:O QUE SÃO HUDs??

HUDs, meu caro... é tudo aquilo q aparece na tela do seu jogo, indicando alguma coisa.
Vidas, moedas.... o quanto falta pra ele morrer.... Tudo isso são HUDs.
Só como curiosidade não há "HUDs" no jogo mais sim "o" HUD - Head-Up Display, que representa todo o conjunto de elementos visuais informativos do jogo.

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Mensagem por SIGILOSO em Sab 28 Ago 2010, 18:42

†Ceifador says:
SIGILOSO escreveu:O QUE SÃO HUDs??

HUDs, meu caro... é tudo aquilo q aparece na tela do seu jogo, indicando alguma coisa.
Vidas, moedas.... o quanto falta pra ele morrer.... Tudo isso são HUDs.

Só como curiosidade não há "HUDs" no jogo mais sim "o" HUD - Head-Up Display, que representa todo o conjunto de elementos visuais informativos do jogo.

Ow, obrigado pela correção Happy
Eu sempre dizia (digo ainda) huds... mto obrigado! =D
afro

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Mensagem por Kyuubi em Sab 28 Ago 2010, 19:01

legal esse tuto um monte de gente tem duvidas sobre o assunto!!!
flws!!!!

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Mensagem por Luiz A. Oliveira em Qua 13 Out 2010, 22:58

tava precisandu vlw

Editado por Fuzenrad:
Evita flood, na próxima você será alertado.

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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire em Qua 20 Out 2010, 10:00

uma perguntinha meio que tosca
eu coloco
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0

num novo objeto ou no objto do meu personagem?

Natan Kawan Araujo Freire

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Mensagem por Lord Minus em Qua 20 Out 2010, 12:33

muito bom tuto mesmo vc esplica muito bem e sinceramente o pipolho é muito impaciente !!!!
mas parabéns mesmo gostei (sério) blz até o proximo topico


Última edição por !GO┴E! em Qua 20 Out 2010, 12:45, editado 1 vez(es) (Razão : pq eu quiz)

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Mensagem por mateus luz em Qua 20 Out 2010, 13:35

Eu tinha duvidas nesse negocio de x e y das hud's, ( ou hud como disse nosso amigo) e este tutorial concerteza me ajudou muito.
Cada vez que leio um de seus tutos me surpreendo mais ainda, você tem uma habilidade incrivel para passar seus conhecimentos a outros, e por isso merece o "cargo" de colaborador do forum.

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Mensagem por SIGILOSO em Qua 20 Out 2010, 16:17

Natan Kawan Araujo Freire says:
uma perguntinha meio que tosca
eu coloco
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0

num novo objeto ou no objto do meu personagem?
Nao nescessariamente essas variáveis, mas as variaveis como pontuação, vidas... Você deve coloca-las em um objeto que seja executado apenas uma vez em todo jogo, para que os valores nao resetem novamente.

!GO┴E! says:
muito bom tuto mesmo vc esplica muito bem e sinceramente o pipolho é muito impaciente !!!!
mas parabéns mesmo gostei (sério) blz até o proximo topico
Obrigado! Pipolho é realmente muito impaciente, mas garanto que ele vai tomar jeito. Se não...Twisted Evil

mateus luz sais:
Eu tinha duvidas nesse negocio de x e y das hud's, ( ou hud como disse nosso amigo) e este tutorial concerteza me ajudou muito.
Cada vez que leio um de seus tutos me surpreendo mais ainda, você tem uma habilidade incrivel para passar seus conhecimentos a outros, e por isso merece o "cargo" de colaborador do forum.
Obrigado cara, eu gosto de repassar as coisas que eu sei, pra mim, essa é a melhor forma de valorizar conhecimento: ensinando! Happy
afro

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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire em Qua 20 Out 2010, 18:32

Natan Kawan Araujo Freire says:
uma perguntinha meio que tosca
eu coloco
global.vidas=3
global.pontos=1
global.moedas=0

num novo objeto ou no objto do meu personagem?


Nao nescessariamente essas variáveis, mas as variaveis como pontuação, vidas... Você deve coloca-las em um objeto que seja executado apenas uma vez em todo jogo, para que os valores nao resetem novamente.

quer dizer que não é no personagem e sim num objeto invisivel

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Mensagem por Mr. Kaleb em Qua 20 Out 2010, 18:36

Não é um objeto invisivel, apenas não tem sprite.

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Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire em Qua 20 Out 2010, 20:49

tive que le duas vezes para entender sou quenem o pimpolho


natan:ei sigi seus tutu são irados quem ler intendi e aprende na hora você é 11 de 0 a 10

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Mensagem por pauloscabeni em Dom 14 Nov 2010, 15:12

Estou com um problema: criei um objeto hud usando meus sprites, tudo OK, porém o objeto ao seguir a view ele fica meio atrasado, demora + ou - 1 segundo para atingir a posição do view. Me ajudem, por favor!
(usei o código x=view_xview, y= view_yview e o sprite do hud é 24 por 8

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Mensagem por ss_solid em Ter 07 Dez 2010, 17:52

criei um sprite para a barra de health e tudo que tentei agora foi inutil, tentei criar a barra pelo game maker e centralizar na sprite mais não fica, sem falar que quando me movimento pela view a barra varia d direção
alguem pode me ajudar??????

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Mensagem por dharrison em Ter 07 Dez 2010, 18:03

se vc nao conseguiu fazer esse tuto, provavlemente ta precisando aprender draw
vc sabe draw?

se não souber siga essas aulas de draw feitas pelo fonetico
se vc nao conseguir depois disso se aposente Shocked

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Mensagem por Telek em Sex 21 Jan 2011, 08:30

Telek: Ótimo tuto (como sempre Happy )
Pipolho: Mentira o Sigiloso é muito ruim
Telek: Cale a boca você é pior... Espere como você entrou na minha resposta??

Pipolho: O badnick tbm é uma HUD? O_o
SIGI: Cale a boca, erro de bytes....
Eu também pensei nisso Happy

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Mensagem por Blaze Knight em Sex 21 Jan 2011, 11:37

achaei mtu bom

vai servi para meu joguinho

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