Desafio - Sem objetos

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por sonic luan em Dom 29 Maio 2011, 22:11

ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

x = 250
y = 250

while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);

draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)

if keyboard_check(vk_escape) break;

screen_refresh()
io_handle()
}

game_end()

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D

ele conseguio ele conseguio!
comseguiu venceu o desafio que parecia impossivel, você devia ganhar um trofeu comseguiu descubrir um codego que funciona Very Happy

sonic luan

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Cabeçalho Onlin'E em Dom 29 Maio 2011, 22:14

Esse codigo e so adicionar no script da room(eu fiz isso)((vai em settings e creat script))

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Dom 29 Maio 2011, 22:19

ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

x = 250
y = 250

while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);

draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)

if keyboard_check(vk_escape) break;

screen_refresh()
io_handle()
}

game_end()

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D

Esse ganhou o prêmio HB de coding ninja. Como eu disse já no tópico, o problema de fazer um sistema assim que é que ele possui muitos defeitos. Como o meu era super travado, o dele executa o loop muito rapidamente, então mesmo se vc mandar o movimento por 5 pixels ele vai mó rapidão.

De qualquer forma, missão cumprida. Parabéns, ricaun.

Vc programa em outras linguagens né? Foi boa a sacada do break e não é comum ver programadores GM com bom uso da lógica básica de programação.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Carlos L. em Dom 29 Maio 2011, 22:37

ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

x = 250
y = 250

while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);

draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)

if keyboard_check(vk_escape) break;

screen_refresh()
io_handle()
}

game_end()

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D

Esse estilo de código tem um problema que é o consumo de memória por ser um loop infinito, será que alguém consegue fazer sem precisar dar um loop no GM!

ele conseguio ele conseguio!
comseguiu venceu o desafio que parecia impossivel, você devia ganhar um trofeu comseguiu descubrir um codego que funciona Very Happy
o.O

flw


Última edição por Carlos L. em Dom 29 Maio 2011, 22:42, editado 1 vez(es)

Carlos L.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun em Dom 29 Maio 2011, 22:39

Valeu galera!

Henrique-HB escreveu:
Esse ganhou o prêmio HB de coding ninja. Como eu disse já no tópico, o problema de fazer um sistema assim que é que ele possui muitos defeitos. Como o meu era super travado, o dele executa o loop muito rapidamente, então mesmo se vc mandar o movimento por 5 pixels ele vai mó rapidão.

De qualquer forma, missão cumprida. Parabéns, ricaun.

Vc programa em outras linguagens né? Foi boa a sacada do break e não é comum ver programadores GM com bom uso da lógica básica de programação.

Quase, programa eu não programo, apenas sei um pouco de cada linguagem. Acho que sou bom mesmo na lógica. Eu uso o GM faz tempo só pra brincar mesmo!

Hehe! O problema do loop é que não tem fps limitado então vamos fazer um!

XARADA2:
x = 250
y = 250

while(1)
{
time = date_current_time()

x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);

draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)

if keyboard_check(vk_escape) break;

screen_refresh()
io_handle()

sleep(1000*max(0,1/room_speed-date_second_span(time,date_current_time())))

}

game_end()

Show né!

Hmm... Da pra fazer um pause com isso!

ricaun

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Dom 29 Maio 2011, 22:48

Carlos L. escreveu:
Esse estilo de código tem um problema que é o consumo de memória por ser um loop infinito, será que alguém consegue fazer sem precisar dar um loop no GM!

Sim. Como já resolveram a brincadeira vou postar a minha ideia antes de 23:59.

Creation Code
Código:

global.personagem = 10000009; // esse é o id do tile
screen_redraw();
controlePersonagem();

Script controlePersonagem
Código:

//define a posicao para manipular
posicao_x = tile_get_x(global.personagem);
posicao_y = tile_get_y(global.personagem);

if(keyboard_check(vk_up)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x,posicao_y-5);
    screen_redraw();   
}

if(keyboard_check(vk_down)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x,posicao_y+5);
    screen_redraw();


if(keyboard_check(vk_right)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x+5,posicao_y);
    screen_redraw();


if(keyboard_check(vk_left)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x-5,posicao_y);
    screen_redraw();


if(keyboard_check(vk_escape)){
    game_end();
    exit;
}

keyboard_wait();
controlePersonagem();

Basicamente apenas posiciono um tile na room e trabalho a posição dele com o GM. Ao invés de jogar um loop infinito, eu "paro" a execução para aguardar alguma ação, e apenas mostrar a resposta a ela, no caso o movimento do tile.

O problema do meu método é que ele serve apenas para isso, um movimento em resposta. Já o loop proposto pelo ricaun permite uma execução completa, com eventos em paralelo ao controle do jogador, vendo de um ponto de vista técnico a solução dele é melhor, mesmo que ambas não sejam "aplicáveis" em produção real.
-=-=-=-=-=-

Parabéns a todos que participaram. Acho que quem tentou deve ter aprendido algumas coisas novas e quem acompanhou pode ver usuários mais experientes descobrindo novas técnicas. Prontos para o próximo desafio? Razz


flw...

------ EDIT ----------
Novamente mensagens junto com a minha Razz

Ricaun, resolveu o problema. Ninja².

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Jiraya em Seg 30 Maio 2011, 00:52

ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta


um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante Happy
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Seg 30 Maio 2011, 08:47

A diferença é o io_handle?

O meu:
Spoiler:
Código:
xx=50
yy=50
image=0

while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}
O seu:
Spoiler:

Código:
x = 250
y = 250

while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);

draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)

if keyboard_check(vk_escape) break;

screen_refresh()
io_handle()
}

game_end()

Edit:
Pelo jeito foi. Eu pesquisei e descobri que essa função atualiza o teclado, deve ter sido isso.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun em Seg 30 Maio 2011, 12:35

Pedro Henrique escreveu:A diferença é o io_handle?

O meu:
Spoiler:
Código:
xx=50
yy=50
image=0

while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}
O seu:
Spoiler:

Código:
x = 250
y = 250

while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);

draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)

if keyboard_check(vk_escape) break;

screen_refresh()
io_handle()
}

game_end()

Edit:
Pelo jeito foi. Eu pesquisei e descobri que essa função atualiza o teclado, deve ter sido isso.

É sim pra falar a verdade eu já sabia que tinha que usar o 'io_handle()' só queria ver se alguem sacava a jogada!

Jiraya escreveu:ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta

<input type="button" value="Download" />
um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante Happy
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3

Cara muito legal! Achei muito show o modo que vc usou pra guardar a imagem!

Edit: Só não sei como vc fez pra guardar neste tipo de arquivo...

...


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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Jiraya em Sab 04 Jun 2011, 18:18

ricaun escreveu:
Jiraya escreveu:ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta


um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante Happy
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3

Cara muito legal! Achei muito show o modo que vc usou pra guardar a imagem!

Edit: Só não sei como vc fez pra guardar neste tipo de arquivo...

...


vlw Happy , a forma de carregar os recursos, eu fiz baseado no gm, de acordo com a lista de recursos, criei uma array correspondente a cada tipo de recurso.
entao somei a quantidade de recursos e criei um ponteiro, após isso foi só criar a barra percentual na hora de carregar os recursos.

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Re: Desafio - Sem objetos

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