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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Drops - Editor de script do GM.
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Drops - Editor de script do GM.
O editor de texto do GM é direcionado a GML e tem funções e edição automática para ajudar quem esta editando seu script.
Vamos começar falando sobre suas funções que são:
OK salva e fecha seu script
Imprimir(provavelmente nunca vai ser usado)
voltar / avançar
recortar / copiar / colar
pesquisa por palavra
pesquisa e substitui palavras*
localizar linha
testa seu script
help
aplica-se a**
*localiza a palavra digitada no primeiro campo e substitui por a palavra no segundo campo. Você pode substituir tudo de uma só vês ou localizado e substituindo 1 por 1
**Referisse ao script digitado, marcado Self executa no obj onde se localiza o script, Other executa no obj que a esta localizado na var other, Object executa no obj e você selecionar no campo que aparecera a frente.
Edição colorida
Essa edição com cores que você vê auxilia na criação de seus scrpts se você não a quiser é só apertar F12 que ele some, mas é preferível usar para te auxiliar.
Você vê 7 edições diferentes em negrito, em azul escuro, em azul claro, em vermelho, em verde, em roxo e sem edição. Vou explicar cada um separadamente.
Em negrito é quando se tem palavras que fazem parte da estrutura do script, como o: if { }.
Em azul escuro são comandos que você realiza como a leitura de um botão ou a criação de um novo obj, por exemplo: keyboard_check
Em azul claro são variáveis predefinidas que te auxiliam na hora de fazer seus scripts por guardar informações importantes sobre os obj como as coordenadas dele. Por exemplo: x e y
Em vermelho são as palavras com valores porque essas palavras em vermelho geralmente representam um valor como por exemplo para você colocar em seu jogo quer usar o espaço não vai adiantar você escrever "espaço" porque na verdade o espaço é um numero e se você não sabe qual é esse numero existe uma alternativa que é o vk_spase. E também existem, mas três valores para script que são os: true (verdadeiro), false (falso) e o pi (o PI da matemática que é 3,1416) servem para usar na comparação e para calculo, e no Global Game Settings na aba Constants você consegue criar novos.
Em verde é comentários que são feitos de duas formas // comenta se uma linha e se for assim: /* comenta se o testo
ate o próximo */
Em roxo sao os nomes de seu bamco de dados os nomes por exemplo de seus objs e de seus sprite.
E sem edição não tem uma definição e o texto que pode ser muitas coisas variáveis, valores, testos, sinais.
Espero que tenha ajudo a compreender mais o GM que é uma ferramenta poderosa, mas tem seus segredinhos.
Espere que venham mais drops sopre o programa que é o GM.
obs: para os mais exigentes os tons exatos das cores:
Vamos começar falando sobre suas funções que são:
OK salva e fecha seu script
Imprimir(provavelmente nunca vai ser usado)
voltar / avançar
recortar / copiar / colar
pesquisa por palavra
pesquisa e substitui palavras*
localizar linha
testa seu script
help
aplica-se a**
*localiza a palavra digitada no primeiro campo e substitui por a palavra no segundo campo. Você pode substituir tudo de uma só vês ou localizado e substituindo 1 por 1
**Referisse ao script digitado, marcado Self executa no obj onde se localiza o script, Other executa no obj que a esta localizado na var other, Object executa no obj e você selecionar no campo que aparecera a frente.
Edição colorida
Essa edição com cores que você vê auxilia na criação de seus scrpts se você não a quiser é só apertar F12 que ele some, mas é preferível usar para te auxiliar.
Você vê 7 edições diferentes em negrito, em azul escuro, em azul claro, em vermelho, em verde, em roxo e sem edição. Vou explicar cada um separadamente.
Em negrito é quando se tem palavras que fazem parte da estrutura do script, como o: if { }.
Em azul escuro são comandos que você realiza como a leitura de um botão ou a criação de um novo obj, por exemplo: keyboard_check
Em azul claro são variáveis predefinidas que te auxiliam na hora de fazer seus scripts por guardar informações importantes sobre os obj como as coordenadas dele. Por exemplo: x e y
Em vermelho são as palavras com valores porque essas palavras em vermelho geralmente representam um valor como por exemplo para você colocar em seu jogo quer usar o espaço não vai adiantar você escrever "espaço" porque na verdade o espaço é um numero e se você não sabe qual é esse numero existe uma alternativa que é o vk_spase. E também existem, mas três valores para script que são os: true (verdadeiro), false (falso) e o pi (o PI da matemática que é 3,1416) servem para usar na comparação e para calculo, e no Global Game Settings na aba Constants você consegue criar novos.
Em verde é comentários que são feitos de duas formas // comenta se uma linha e se for assim: /* comenta se o testo
ate o próximo */
Em roxo sao os nomes de seu bamco de dados os nomes por exemplo de seus objs e de seus sprite.
E sem edição não tem uma definição e o texto que pode ser muitas coisas variáveis, valores, testos, sinais.
Espero que tenha ajudo a compreender mais o GM que é uma ferramenta poderosa, mas tem seus segredinhos.
Espere que venham mais drops sopre o programa que é o GM.
obs: para os mais exigentes os tons exatos das cores:
azul escuro | #000080 |
azul claro | #0000ff |
vermelho | #800000 |
verde | #008000 |
roxo | #800080 |
Última edição por reddragon em Ter 03 Fev 2009, 18:03, editado 3 vez(es)
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Drops - Editor de script do GM.
e verde e um comentario mas esse n interessa mt
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Drops - Editor de script do GM.
bem lembrado esqueci desse detalhe irei colocar também obrigado patoki
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Drops - Editor de script do GM.
Tem também os roxos dos nomes de objetos, scripts, etc...
E o azul das funções é esse e o das variáveis é esse ;)
Fora isso (que na verdade não é nada) tá ótimo
E o azul das funções é esse e o das variáveis é esse ;)
Fora isso (que na verdade não é nada) tá ótimo
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Drops - Editor de script do GM.
galera obrigado.
eu assumo eu errei porque esqueci de tudo isso.
nem um detalhe é pequeno se eu falo uma coisa aqui e no GM é de outro jeito então vão acabar se confundido.
se houver mais algum detalhe que me passou e eu não percebi me avisem que eu corrijo.
obrigado galera porque essas aulas são criadas por min mas eu não sou o dono da verdade.
eu assumo eu errei porque esqueci de tudo isso.
nem um detalhe é pequeno se eu falo uma coisa aqui e no GM é de outro jeito então vão acabar se confundido.
se houver mais algum detalhe que me passou e eu não percebi me avisem que eu corrijo.
obrigado galera porque essas aulas são criadas por min mas eu não sou o dono da verdade.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Drops - Editor de script do GM.
E também tem um jeito de trocar todas as cores nas preferencias assim como a fonte usada nos scripts.
PS: Tb tem o branco, q qr dizer q vc num fez nada.
PS: Tb tem o branco, q qr dizer q vc num fez nada.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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