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Engine efeito de sombra fantasmagórica.

5 participantes

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 - Engine efeito de sombra fantasmagórica. Empty Engine efeito de sombra fantasmagórica.

Mensagem por M.A.S. Dom 01 Mar 2009, 11:52

No engine que fiz segue toda a explicação detalhada. =]

 - Engine efeito de sombra fantasmagórica. Postagemenginepreview

Download do engine

No evento create da instância coloque:

Código:
// Tamanho do rastro da sombra.
max_sombra := 30;

// Intensidade entre 0 e 1.
intensidade := 0.25;

 // Cor da sombra.
cor_sombra := c_white;

for ( t := 0 ; t <= max_sombra ; t += 1 )
begin
    // Propriedades da sombra:
    prev_sombra[t,0] := x;
    prev_sombra[t,1] := y;
    prev_sombra[t,2] := image_index;
    prev_sombra[t,3] := sprite_index;
    prev_sombra[t,4] := sign(image_xscale);
end

No evento step da mesma instância:

Aqui é o script que atualiza as variáveis que controlam a sombra. Essas variáveis são do tipo array, ou seja, arranjo. Variáveis array são controladas por um índice numério formado por um ou um conjunto de dois números. Ex: variavel[1], variavel[0.0].

O primeiro número do índice desse array corresponde à cada "pedaço" ou cada parte da sombra. O segundo índice controla as características desse "pedaço", como qual o quadro da animação, qual o sprite e a direção (que no caso deste engine, foi controlado) pelo image_xscale.

Basicamente, a cada passo da instância (a cada Step), cada estado da sombra, "pega" as características do estado posterior a ele partindo do último estado até a instância, fazendo o efeito das sombras. Veja lá no evento Draw como elas são desenhadas com essas informações abaixo.

Código:
prev_sombra[0,0] := x;
prev_sombra[0,1] := y;
prev_sombra[0,2] := image_index;
prev_sombra[0,3] := sprite_index;
prev_sombra[0,4] := sign(image_xscale);

for ( t := max_sombra ; t > 0 ; t -= 1 )
begin
    prev_sombra[t,0] := prev_sombra[t-1,0];
    prev_sombra[t,1] := prev_sombra[t-1,1];
    prev_sombra[t,2] := prev_sombra[t-1,2];
    prev_sombra[t,3] := prev_sombra[t-1,3];
    prev_sombra[t,4] := prev_sombra[t-1,4];
end;


No evento Draw:

Aqui começam os desenhos. O desenho das sombras deve ser feito antes do sprite da instância, como mostrado abaixo. A variável opacidade é usada pra controlar a transparência de cada "pedaço" da sombra, tirando por base o tamanho dela.

Código:
var opacidade;
opacidade := intensidade/max_sombra;

draw_set_blend_mode(bm_add);
for ( d = max_sombra ; d >= 0 ; d -= 1 )
begin
draw_sprite_ext(
        prev_sombra[d,3],
        floor(prev_sombra[d,2]),
        prev_sombra[d,0],
        prev_sombra[d,1],
        prev_sombra[d,4],
        image_yscale,
        image_angle,
        cor_sombra,
        intensidade - (opacidade * d)
        );
end;

draw_set_blend_mode(bm_normal);

// Aqui segue o desenho da instância, normalmente.

draw_sprite_ext(
        sprite_index,
        floor(image_index),
        x,
        y,
        image_xscale,
        image_yscale,
        image_angle,
        image_blend,
        image_alpha
        );

Boa sorte. =]
M.A.S.
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 - Engine efeito de sombra fantasmagórica. Empty Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.

Mensagem por Dancity Dom 01 Mar 2009, 14:46

Smile Ajeita a engine o personagem não está aparecendo...

Enquanto ao código também não funcionou

Funciona só no Pro?
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Mensagem por M.A.S. Dom 01 Mar 2009, 15:21

Dancity escreveu:Smile Ajeita a engine o personagem não está aparecendo...

Enquanto ao código também não funcionou

Funciona só no Pro?

O código está certo e funciona normalmente. Estou usando a função draw_sprite_ex(), que só funciona na versão registrada.
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Mensagem por Denis Lemos Seg 22 Jun 2009, 12:58

Eu tenho a versao pro e funcionou direitinho!
valeu parabens!!!
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 - Engine efeito de sombra fantasmagórica. Empty Re: Engine efeito de sombra fantasmagórica.

Mensagem por Kevin Seg 22 Jun 2009, 19:03

OLHA TU REVIVEU UM TÓPICO VELHO CARA Oo

noss... tópico de 1 de março Razz

Toma cuidado Very Happy

Keké Games©️

PS:. aproveitando... belo TUTO Happy

EDIT

aproveitando... M.A.S.... tem como você por o tuto para mim baixar... pois fiz aki como você explicou no TUTO... mas a sombra num fica na mesma sprite do char... e só fica 1 sombra atrás dele...

e ela fica branca D+... mó estilo 8 BITs Mad

pesso o Down novamente ou me ajude PLEASE Very Happy

Grato Keké Games


Última edição por kekegames em Seg 22 Jun 2009, 19:22, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Pedido para M.A.S.)
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Mensagem por M.A.S. Dom 28 Jun 2009, 16:09

Keké, na verdade ela fica branca porque usa um procedimento diferente de desenho. Se você checar o código lá no evento Draw, vai perceber o uso de uma função antes que o desenho seja feito: draw_set_blend_mode(bm_add);

Isso faz com que o sprite seja "desenhado" na tela de forma diferente (no modo adição de cores). Dê uma lida nesse tutorial que eu fiz, há um tempinho atrás....

https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/criando-luz-e-sombra-no-game-maker-t275.htm

https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/usando-texturas-no-game-maker-t158.htm

Quanto ao fato de que o sprite é diferente em cada parte da sombra, é justamente por isso que implementei os arrays. Se você quiser que a sombra seja composta por só um sprite, é só alterar a linha no evento Draw, que informa o sprite. Coloque apenas "sprite_index", sem aspas.

Boa sorte.
Capitão Commando. Very Happy
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Mensagem por Kevin Dom 28 Jun 2009, 22:02

valew ae M.A.S... ou melhor dizendo... Healloading Razz

bem valeuzão ae Happy

bem... na gostei dos tutos... não fiz ainda... breve farei mais ótimos pela aparência Very Happy

bem ela meio branca D+.. já dei uma arrumada nisso já... (+ ou - né Razz)

mais a questão é que... eu coloquei um evento para meu personagem ficar na sprite de pulo... só que esse evento força essa ação deele ficar com a sprite dele pulando.... ae a sombra.. parece que não é forçada a ficar com o pulo... ela fica com o sprite parado... e se eu apertar para andar... a sombra muda para andar... mais isso no ar... e o objeto fica na sprite de pulo... isso fica muitoooo estranho :/

bem é mais ou menos isso... tentei explicar Very Happy

Mas valew ae M.A.S Very Happy

Keké Games©️ Agradece Very Happy
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Mensagem por Hélio Dom 28 Jun 2009, 22:09

kekegames escreveu:valew ae M.A.S... ou melhor dizendo... Healloading Razz

bem valeuzão ae Happy

bem... na gostei dos tutos... não fiz ainda... breve farei mais ótimos pela aparência Very Happy

bem ela meio branca D+.. já dei uma arrumada nisso já... (+ ou - né Razz)

mais a questão é que... eu coloquei um evento para meu personagem ficar na sprite de pulo... só que esse evento força essa ação deele ficar com a sprite dele pulando.... ae a sombra.. parece que não é forçada a ficar com o pulo... ela fica com o sprite parado... e se eu apertar para andar... a sombra muda para andar... mais isso no ar... e o objeto fica na sprite de pulo... isso fica muitoooo estranho :/

bem é mais ou menos isso... tentei explicar Very Happy

Mas valew ae M.A.S Very Happy

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M.A.S = Brendan?
Nunca! O_o
(acho)
parabéns MAS, ficou ótima a engine!
Hélio
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Mensagem por Kevin Dom 28 Jun 2009, 22:21

smeraudo escreveu:
kekegames escreveu:valew ae M.A.S... ou melhor dizendo... Healloading Razz

bem valeuzão ae Happy

bem... na gostei dos tutos... não fiz ainda... breve farei mais ótimos pela aparência Very Happy

bem ela meio branca D+.. já dei uma arrumada nisso já... (+ ou - né Razz)

mais a questão é que... eu coloquei um evento para meu personagem ficar na sprite de pulo... só que esse evento força essa ação deele ficar com a sprite dele pulando.... ae a sombra.. parece que não é forçada a ficar com o pulo... ela fica com o sprite parado... e se eu apertar para andar... a sombra muda para andar... mais isso no ar... e o objeto fica na sprite de pulo... isso fica muitoooo estranho :/

bem é mais ou menos isso... tentei explicar Very Happy

Mas valew ae M.A.S Very Happy

Keké Games©️ Agradece Very Happy

M.A.S = Brendan?
Nunca! O_o
(acho)
parabéns MAS, ficou ótima a engine!

bem num é querendo acusar.... MAS....

olha só ele mesmo se entregou....

M.A.S Disse:

Da uma Olhada nesses Tutos que eu Fiz

(PS:. Não citado corretamente oq ele disse)

mais foi + ou - que ele disse...

bem.. e se os tutos estão como sendo do Helloading (ou coisa assim Razz)

intoum ele se auto acusou... num disse nada D+ oO

Malz ae M.A.S....

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Mensagem por M.A.S. Qui 02 Jul 2009, 22:33

Alguns posts antigos não são meus mas os mais novos são. Desde que eu voltei pro fórum, nosso antigo adm logou no meu nick + ou - umas dez vezes. Eu estou com muita preguiça muita mesmo de procurar soh lembro desses:

https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-de-forma-vetorial-mutante-efeito-espada-jedi-t2690.htm
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/janela-pula-pula-e-efeito-de-rotao-com-views-t2682.htm

além disso o msn daredevil também eh meu e soh uso raramente (acho q soh usei umas 4 ou 5 vzs)

mais pra frente eu terei meu fórum (C/C++, PHP, Hacks, Hacks de roms e meus proprios cracks) e o brendam terá o dele. f ml bê XD kkkkkkkkkkkkk

Voltem ao assunto do topico por favor, senão eu vou ter que ficar olhando isso toda maldita hora sendo que o assunto não tem nada a ver.

beijocas. f*cken-se

---------Editado---------

PELO MENOS EU NAO SOU O FAFA522 HAAAAAAAAA CHU SCHDSU SCUD

Cantem comigo aew (eh facinho)

Um fafa incomoda mt gente! Dois fafas incomodam incomodam muito mais!
Tres fafas incomodam muita gente! Quatro fafas incomodam incomodam incomodam incomodam muito mais!
Cinco fafas incomodam muita gente! Seis fafas incomodam incomodam incomodam incomodam incomodam incomodam muito mais


...

...

continuem ateh 522 (fafa -> 522 <-)


Última edição por M.A.S. em Qui 02 Jul 2009, 22:41, editado 1 vez(es)
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